Como melhorar a acústica de um escritório [GUIA/LISTA COMPLE

Como melhorar a acústica de um escritório [GUIA/LISTA COMPLETA]

Procurando dicas de como melhorar a acústica de um escritório e garantir muito mais qualidade para o seu ambiente de trabalho em Santa Catarina?

A acústica de um espaço corporativo é um fator muito importante na rotina de trabalho, contribuindo para uma melhor realização das tarefas diárias e até impactando o desempenho da equipe no local.

Muitos projetos corporativos acabam deixando de lado o investimento na acústica do ambiente, considerando esse detalhe não muito importante – o que consideramos um grande erro!

Para destacar o quão essencial é essa demanda, e o quanto uma boa acústica é positiva para o ambiente corporativo, a Demex Ambientes preparou um conteúdo mais que especial!

Confira abaixo como melhorar a acústica de um escritório e tire suas dúvidas sobre o assunto.

Boa leitura!

Como melhorar a acústica de um escritório? Lista de dicas

Imagina o quanto pode ser desconfortável para uma equipe trabalhar em um ambiente cheio de ruídos e conversas que atrapalham a concentração?

Para garantir que o time tenha uma produtividade que contribua para os resultados da empresa, deve-se investir na estrutura do espaço, e a acústica do escritório faz parte desse projeto.

A Demex Ambientes separou uma lista de práticas indispensáveis para você saber como melhorar a acústica de um escritório e aplicá-las no seu projeto, garantindo o conforto acústico em ambientes corporativos; acompanhe:

Equipe o escritório com materiais absorvedores e evite a reverberação

Materiais que absorvem ruídos e impactos são opções indispensáveis para evitar que o som se propague de maneira desagradável no ambiente.

Eles evitam que a equipe se sinta incomodada com conversas no ambiente e até outros sons que possam estar acontecendo ali.

Carpetes são uma das alternativas mais indicadas para essa funcionalidade, bem como o forro para teto.

Além disso, painéis e placas são boas alternativas para espaços que realizam muitas reuniões, oferecendo maior privacidade.

Procure utilizar equipamentos mais silenciosos e atente-se à potência sonora dos eletrodomésticos

Os equipamentos utilizados no escritório também produzem seus próprios ruídos, que em uma repetição constante pode ser um grande incômodo para quem trabalha ali.

Imagine uma geladeira barulhenta, computadores com ventilação muita alta, ou até mesmo um ar-condicionado que faz muito barulho?

Esses sons repetidos todos os dias podem causar muito estresse.

Por isso, na hora de escolher os equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos para a sua empresa, opte pelos que sejam mais silenciosos.

Separe os funcionários/colaboradores que precisam de interação constante daqueles que precisam de silêncio e concentração

Sabemos que em muitas empresas o compartilhamento de ideias e conversas entre os colaboradores são essenciais para o desempenho dos serviços oferecidos ali.

Porém, se existe uma parte da equipe que não participa ativamente dessa troca, é interessante que ela fique em uma parte mais isolada do ambiente.

Assim, é possível garantir a interação necessária, sem atrapalhar a produtividade de ninguém.

Utilize barreiras acústicas no escritório, incluindo isolamento acústico em salas de reunião

As barreiras acústicas são uma excelente opção para garantir não só o isolamento acústico em um ambiente, mas também para oferecer maior privacidade para as mesas de trabalho.

Versáteis, elas podem ser projetadas para combinar com o projeto arquitetônico do ambiente, fazendo parte da estrutura do escritório com muito bom gosto.

Além disso, o isolamento acústico nas salas de reuniões é indispensável, tanto para evitar atrapalhar quem está fora, quanto para garantir mais privacidade para os envolvidos em assuntos ali dentro.

Proteja o escritório contra ruído aéreo, ruído de sistemas hidráulicos e demais fontes de ruídos desnecessárias

Isolar o ambiente de ruídos externos também é muito importante para contribuir com o conforto acústico no ambiente corporativo.

Isso é interessante de ser verificado mesmo antes de alugar ou comprar o espaço, conferindo barulhos como descargas de banheiros, pias, e até corredores e halls no caso de prédios corporativos.

Além disso, janelas que possam ser fechadas para abafar o ruído aéreo devem ser muito valorizadas no ambiente.

Como melhorar a acústica de um escritório, mesmo que seja home office

Se você trabalha de casa, também é possível fazer uma ambientação que ajude a melhorar a acústica do espaço, contribuindo para a sua produtividade! 

Atente-se a essas dicas:

• invista em revestimentos acústicos, se possível;

• escolha um cômodo longe da rua e evite ruídos de impacto;

• conheça a Lei do Silêncio e atente-se aos melhores horários para reunião/gravação;

• melhore a vedação das janelas (usando espuma ou borracha) e aumente também a vedação das portas;

• em reuniões e gravações, use equipamentos direcionais e de preferência com mais de uma fonte de captação: em vez de gravar seu áudio com o microfone do computador ou celular, use microfone externo ou headset.

Sabemos que o trabalho em home office exige muita disciplina e concentração; logo, preparar o ambiente para o mínimo de distrações possível é sempre muito importante. 


Leia mais: Escritório pequeno planejado: ideias de como montar o seu espaço

Como isolar acusticamente um lugar?

Para garantir que o espaço conte com um isolamento acústico eficiente, o investimento nos materiais certos faz toda a diferença no projeto. 

São alguns exemplos: 

• lã; 

• forro; 

• placas; 

• painéis; 

• carpetes. 

Divisórias e demais equipamentos feitos com esses materiais são considerados bons para abafar o som, trazendo menos interferências de ruídos no espaço.

Por que investir em acústica de escritório?

Como citamos acima, um projeto de acústica para o ambiente corporativo não deve ser menos considerado do que outros tópicos no projeto do escritório. 

Na verdade, melhorar a acústica de um escritório deve ser encarado como um investimento! 

Ela garante uma melhor produtividade de toda a equipe, contribuindo para que as atividades da empresa sejam desempenhadas com concentração e muito mais qualidade. 

Além disso, não são necessárias mudanças drásticas para melhorar a acústica de um ambiente corporativo, muitas vezes sem grandes ajustes estruturais. 

Para que o seu projeto corporativo em Santa Catarina fique completo, conte com a Demex Ambientes! 

Com o exclusivo conceito Smart Design, nossos profissionais estão prontos para transformar o seu escritório; clique aqui para saber mais!

Conclusão

Alguma dúvida sobre como melhorar a acústica de um escritório?

Parte importante do seu projeto corporativo, uma acústica bem estruturada vai transformar o desempenho das tarefas da sua equipe e contribuir para o crescimento do seu negócio!

Para mais informações e dicas, confira o blog completo da Demex Ambientes, clicando aqui.

313174400