Estudo de layout: entenda o que é e quais as vantagens

Estudo de layout: entenda o que é e quais as vantagens de realizar

Você já ouviu falar no estudo de layout?

Para contar com um espaço mais funcional, que integre todas as áreas da sua empresa e facilite a rotina de trabalho, essa prática da arquitetura é muito importante.

Além disso, ter em mente todos os detalhes de estrutura do seu espaço torna o seu projeto muito mais seguro, evitando erros na obra e oferecendo um resultado mais assertivo.

Quer saber no que consiste o estudo de layout? Veio ao lugar certo!

A Demex Ambientes, referência em projetos corporativos, tira as suas dúvidas sobre o tema com esse artigo completo sobre estudo de layout.

Acompanhe abaixo e boa leitura!

O que é um estudo de layout?

O estudo de layout é um planejamento feito do espaço escolhido para o projeto arquitetônico, com o objetivo de otimizar a disposição de todos os componentes previstos para estarem no ambiente corporativo.

Com ele, o arquiteto garante mais funcionalidade no mobiliário da empresa, além de reduzir o tempo de produção dos componentes físicos que ficarão no local.

É mais agilidade para entregar o seu projeto!

Para que serve o estudo de layout?

É o estudo de layout que define toda a harmonia física de uma instalação corporativa.

Por meio dele, todas as áreas de um ambiente corporativo ficam integradas, considerando móveis, maquinário, áreas de movimentação e demais partes da empresa.

Com isso, a equipe conta com um ambiente mais estruturado, feito sob medida para seus fluxos de trabalho e interações entre equipes.

O que é avaliado em um estudo de layout?

Para compor um bom estudo de layout, alguns tópicos são obrigatórios, avaliados pela empresa responsável e considerando as necessidades do projeto.

Confira abaixo quais são esses passos:

Espaço físico

É feito um levantamento do espaço físico em questão, logo no início do estudo de layout.

Aqui, é elaborado o croqui, com as medidas e identificação de todos os espaços disponíveis.

Atividades realizadas

Para um resultado que atenda a todas as necessidades da empresa, o mapeamento das atividades realizadas é uma parte muito importante do estudo.

Nessa etapa, o profissional acompanha o fluxo de execução das atividades dentro do ambiente corporativo, analisando a movimentação da equipe, quais os equipamentos utilizados, áreas com maior concentração de pessoas e afins.

Com isso, o estudo de layout começa a compreender quais as demandas da empresa no que diz respeito ao ambiente.

Layout anterior (se houver)

No caso de já ter sido feito um estudo de layout anteriormente, ele é considerado na hora de atualizar o projeto.

Fazer essa comparação com um estudo antigo ajuda a identificar pontos de melhoria e manter o que já funciona muito bem para o ambiente corporativo.

Visibilidade

Aqui, por meio da visualização 3D, o cliente consegue ter uma prévia realista de como ficará o seu projeto. 

Assim, fica mais fácil identificar onde ficarão os móveis e maquinário, bem como fazer ajustes de acordo com as demandas ainda em fase inicial. 

É por meio da avaliação desses pontos que é possível realizar um estudo de layout assertivo.

O resultado? Ambientes planejados e funcionais para a sua empresa, como os da Demex Ambientes.

Tipos de layout

Justamente por ser uma funcionalidade arquitetônica que pode ser aplicada às mais variadas empresas, desde galpões logísticos a escritórios, existe mais de um tipo de layout.

Assim, o arquiteto consegue entregar um projeto que seja funcional para o cliente contratado de acordo com as suas necessidades.

Confira quais são os tipos de layout:

Funcional

Também chamado de layout por processo, o layout funcional considera o fluxo de trabalho de determinada área para integrar materiais e equipamentos de trabalho nesse local.

Assim, cada área de especialidade fica junta em um só espaço, otimizando os resultados e promovendo mais integração entre os profissionais daquela etapa de trabalho.

Linear

O layout linear é o que compreende todo o maquinário e equipamentos da empresa de forma contínua.

Quando o produto ou serviço da empresa precisa de uma integração entre todos os setores, esse tipo de layout é o mais indicado, valorizando a produção em massa e proporcionando maior controle de produtividade.

Fixo

Também chamado de layout posicional, o layout fixo centraliza o produto ou serviço em um lugar do ambiente, e as demais etapas que compõem a entrega vão até ele.

Assim, com esse tipo de layout a empresa conta com mais flexibilidade em seu processo de entrega, bem como a possibilidade de terceirizar alguma etapa do seu processo produtivo.

Celular

Por fim, o layout celular divide o ambiente corporativo em pequenas células, que atuam como se fossem pequenas empresas dentro da empresa como um todo.

Aqui, a empresa pode se beneficiar de um estudo de layout que vai considerar uma diminuição do transporte de materiais envolvidos e mais flexibilidade em desempenhar as atividades.

Quais as vantagens que um estudo de layout pode proporcionar?

Independentemente do tipo de layout escolhido, contar com um estudo de layout no seu projeto corporativo traz diversos benefícios para a sua empresa.

Confira abaixo alguns deles:

Aproveitamento de espaço

Para garantir maior conforto dos seus colaboradores e até trabalhar a estética da sua empresa, o estudo de layout contribui para o melhor aproveitamento do espaço corporativo.

Isso influencia diretamente a produtividade da sua equipe, os resultados da sua empresa e a sua prestação de serviço.

Controle das atividades

Para acompanhar com mais detalhes as atividades da sua equipe, o layout da empresa contribui para o mapeamento de toda a sua equipe.

Fica mais fácil supervisionar os times e facilita a comunicação de todo o ambiente.

Segurança e bem-estar

Essenciais para toda a equipe, contar com um ambiente seguro e que proporcione conforto para os colaboradores também é considerado na hora de elaborar o estudo do layout.

Por isso, o projeto considera as entradas e saídas de ventilação, acessibilidade em todas as áreas do ambiente, além de considerar as necessidades dos colaboradores.

Redução de movimentos desnecessários

Para integrar a sua equipe de maneira assertiva, realizar o estudo do layout é de grande auxílio.

Pensando no ambiente de forma a reduzir movimentos desnecessários, o estudo integra as diversas equipes do ambiente corporativo e planeja formas de otimizar a movimentação.

Os benefícios te convenceram da importância do estudo de layout?

Conclusão

Entregando otimização, funcionalidade e melhores condições de trabalho, o estudo de layout faz parte de ambientes corporativos que valorizam a inovação e uma boa entrega de seus serviços. 

Para ter um ambiente de trabalho que reflete o melhor da sua empresa, conte com a Demex Ambientes e nossas soluções em ambientes corporativos

Esperamos que esse artigo tenha tirado suas dúvidas!

Para mais dicas de arquitetura, confira o blog da Demex Ambientes.

313174400