Projeto em 3D: descubra o que é e quais as vantagens

Projeto em 3D: descubra o que é e quais as vantagens de utilizar

Para prever exatamente como cada parte de um projeto vai ficar, o projeto em 3D é uma etapa muito importante.

Tornando a reforma ou toda a decoração feita de acordo com as expectativas de quem as solicita, é utilizado esse projeto para planejar medidas e visualizar espaços, bem como saber exatamente o que pode e não pode ser feito no ambiente.

Ainda não conhece o projeto em 3D e a sua importância?

A Demex Ambientes preparou esse conteúdo com todas as informações que você precisa saber sobre esse tipo de projeto e como aplicá-lo na reforma do seu escritório.

Acompanhe abaixo e boa leitura!

O que é um projeto em 3D?

Para tornar mais acessíveis os conceitos de arquitetura como plantas baixas, croquis e ilustrações, surge o projeto em 3D.

Ele é uma espécie de prévia de como vai ficar o espaço depois de pronto.

Como se fosse o seu ambiente no meio virtual, é nele que é possível ver como ficará o espaço com os móveis, decoração, todos os acabamentos e afins.

Assim, com esse auxílio tecnológico, é muito mais fácil planejar e acertar no resultado final de um projeto, especialmente os corporativos.

Como um projeto em 3D pode ser utilizado na arquitetura?

Para uma representação fiel de todo o projeto planejado, antes de ser colocada em prática a parte de engenharia, a projeção em 3D é um grande aliado da arquitetura.

Ele é desenvolvido por meio de softwares que cumprem esse exato propósito, auxiliando arquitetos a desempenharem um trabalho mais assertivo e exclusivo para aquele ambiente.

Na fase de confecção, o arquiteto utiliza as ferramentas automatizadas para uma simulação de móveis e espaço, aplicando as cores imaginadas e compondo uma visão geral de como ficará o local.

Assim, compartilhando esse overview com o seu cliente, é possível receber feedbacks ou mudar alguma parte do projeto logo no seu planejamento, evitando maiores problemas.

Quais as vantagens de um projeto em 3D?

Depois de conhecer as aplicações dos projetos 3D na arquitetura, é impossível imaginar como ficamos tanto tempo sem o auxílio dessa tecnologia!

Para garantir resultados mais assertivos e espaços mais funcionais, o projeto em 3D é essencial.

Confira abaixo os benefícios que listamos e entenda como essa tecnologia é importante para o trabalho do arquiteto.

Praticidade

Todo o planejamento de um ambiente fica mais prático com o uso do projeto em 3D.

Com as ferramentas disponíveis nos softwares, é possível fazer a aplicação de diversas opções de cor e texturas, além de analisar alinhamentos e disposição de móveis, tudo de forma muito rápida e fácil.

Todos esses recursos virtuais também são muito eficazes nas propostas comerciais dos seus projetos.

Isso porque eles entregam mais credibilidade e profissionalismo para o projeto, uma vez que o cliente visualiza quase a versão final, mesmo que de maneira virtual.

Redução de erros

Trazendo otimização e maior clareza quanto ao que será executado, o projeto em 3D é o melhor aliado na redução de erros.

Isso porque ele não conta com as mesmas dificuldades que encontramos ao tentar ler uma planta tradicional.

Além disso, por se tratar de uma funcionalidade muito visual, o projeto em 3D apresenta seu propósito de uma forma muito mais acessível, evitando problemas na sua compreensão.

O projeto em terceira dimensão também é uma amostra de como ficará o ambiente depois de pronto.

Assim, se for solicitada alguma mudança no projeto, tudo é feito de forma digital nessa representação, evitando que sejam cometidos erros no projeto em sua etapa prática.

É economia de tempo, dinheiro e maiores esforços!

Realismo

Projetos feitos com as ferramentas em 3D garantem uma qualidade muito maior do que os que não contam com essa tecnologia.

Com detalhes realistas e composições muito próximas do que será o ambiente final, os clientes conseguem enxergar até pequenos detalhes por meio do projeto em 3D.

Toda essa proximidade com que o se espera ver do projeto pronto traz mais segurança para que o cliente prossiga com a sua reforma ou criação do espaço.

Além disso, a representação dos móveis, texturas e cores presentes no projeto em 3D garantem apresentações mais ricas do projeto em sua fase final.

Outro ponto interessante é a possibilidade de verificar até como a iluminação vai interferir no seu projeto.

É como se você estivesse vendo uma fotografia do espaço pronto!

Possibilidades ilimitadas

Todos sabemos que a ascensão das ferramentas tecnológicas abriram espaço para muito mais criatividade e ideias originais.

Com o projeto em 3D, as possibilidades são infinitas.

Aqui, o arquiteto ou projetista se sente mais livre para testar novas ideias, mesclar conceitos e levar cada vez mais exclusividade e combinações novas para seus projetos.

Com diversos recursos visuais, o profissional consegue trabalhar formatos e propostas de maneira inovadora, e ainda validar tudo isso com o seu cliente antes de iniciar a parte prática do projeto.

Como é feito um projeto em 3D?

Desenvolvido por meio de ferramentas específicas, o projeto em 3D é feito por arquitetos e projetistas para criar as plantas e cômodos do projeto.

Os principais softwares usados para o desenvolvimento de projetos em 3D são:

Home Design 3D;
Sweet Home 3D;
SketchUp;
pCon Planner;
Edificius®
Revit®
Archicad®
AllPlan®
Armedia
AutoCad
Lumion 3D
V-Ray
3DSMAX
Promob
Autodesk Homestyler.

A maioria desses softwares contam com ferramentas como:

criação de plantas em 2D e 3D;
desenho de cômodos;
criar decorações;
posicionar móveis;
combinar cores e texturas.

Esses são os mais indicados para ter os melhores resultados na elaboração do seu projeto em 3D.

Pensando em dar início ao projeto corporativo do seu escritório? Confira os projetos da Demex Ambientes!

Conclusão

O uso da tecnologia tem beneficiado diversas áreas de prestação de serviços, e o projeto em 3D é a prova de que essas ferramentas têm se tornado indispensáveis.

Para trazer mais assertividade e sucesso para os projetos arquitetônicos, especialmente os corporativos, o projeto em 3D é um auxílio muito importante e eficaz.

Gostou do artigo? O blog da Demex Ambientes é repleto de dicas e informações sobre arquitetura corporativa. Clique aqui para conferir!

313174400