Como fazer o aproveitamento de espaço do seu escritório

Como fazer o aproveitamento de espaço do seu escritório [7 Dicas]

Em todo escritório, o aproveitamento de espaço é uma maneira de otimizar o ambiente e deixá-lo prático.

Afinal, não é porque o escritório é pequeno que não deve ser aconchegante e requintado.

Para esse tipo de ambiente, o sinônimo deve ser versatilidade!

E para te ajudar a fazer essa organização, separamos 7 dicas e soluções que farão toda a diferença na hora de compor o ambiente. Confira abaixo!

Como fazer o aproveitamento de espaço do seu escritório [Dicas e Soluções]

Para quem está montando seu escritório, um dos principais desafios pode ser como organizar tudo que você precisa em um ambiente pequeno.

Essa pode não parecer uma tarefa tão simples, mas existem alguns métodos utilizados por arquitetos e decoradores que são capazes de favorecer o espaço não só visualmente, mas também entregando praticidade para os funcionários do local.

Pensando nisso, trouxemos dicas e segredos do mundo da decoração que vão te ajudar a sair desse aperto!

Confira agora 7 ideias de como aproveitar bem o espaço do seu escritório!

1. Espelhos

Você sabia que os espelhos são excelentes aliados para aumentar o espaço visual do escritório?

Isso não é mito!

Acontece que as superfícies refletoras causam a ilusão de ótica capaz de fazer o local parecer ser mais alto ou mais largo, a depender da posição em que é colocado.

Além disso, é também um item que agrega valor estético ao espaço, dando um charme a mais quando somado à decoração do espaço.

Versátil, espelhos são sempre uma ótima escolha para escritórios.

2. Móveis sob medida

Além de ser uma maneira de aproveitar todo o espaço disponível no ambiente, os móveis sob medida são uma excelente alternativa para garantir a ergonomia no escritório

O termo diz respeito à interação entre pessoas e objetos no local.

Quando bem feita, a ergonomia garante a diminuição de lesões de trabalho, melhora na qualidade de vida dos funcionários e proporciona um local mais produtivo. 

Por isso, invista sempre em móveis planejados pensando não só na beleza e refinamento do escritório, mas visualizando a parte prática desses objetos!

Leia mais: Qual a Melhor Cadeira para Escritório? Saiba como escolher a ideal

3. No caso de escadas

Muitas vezes, o imóvel possui andares, mas essa não precisa ser uma razão para prejudicar o ambiente. Então, como aproveitar o espaço embaixo da escada?

É possível fazer incríveis elaborações com decoração e até móveis planejados que ficam sob essa escada!

Essa é uma maneira eficiente de não perder espaço e garantir que o ambiente esteja em harmonia com todos os detalhes.

Leia mais: Piso vinílico ou carpetes para escritório? Qual a melhor escolha?

4. Escolha de cores

Você já parou para pensar no quanto as cores do ambiente podem influenciar no dia a dia dos funcionários de uma empresa?

Mais do que estética, a cor certa pode ajudar a equilibrar o ambiente, dar a sensação de espaço maior e deixar o ambiente mais adequado para a rotina.

Imagine que você tem um escritório de psicologia e escolhe cores vibrantes como laranja e amarelo. Ao entrar, os pacientes podem se sentir desconfortáveis ou até mesmo agitados, fugindo do ideal para um ambiente que deve ser acolhedor.

Essa é a importância da escolha das cores. O laranja e amarelo podem ser utilizados, desde que dentro do contexto certo e no tom ideal.

5. Iluminação adequada

Em todo ambiente, a iluminação é a chave para deixar mais aconchegante, mas também pode despertar outros gatilhos a depender da escolha da cor da lâmpada. Por exemplo:

Luz branca
: o tom é responsável por ser estimulante, ou seja, é ideal para ambientes como escritórios onde as pessoas naquele ambiente estão em constante atividade.

Luz amarela
: conhecida por deixar o ambiente relaxante, a cor é utilizada para dar a sensação de aconchego sem alterar o tom natural dos produtos e objetos.

É importante pensar também na quantidade de luz necessária do ambiente. Às vezes investir em janelas amplas supre a necessidade de luzes durante boa parte do dia.

Você pode e deve explorar desde a luz natural até spots e luminárias para fazer uma composição interessante, seja para objetivos como deixar o escritório mais aconchegante ou deixá-lo mais funcional.

6. Organizar o ambiente

Em ambientes pequenos, é ideal que a organização se faça sempre presente.

Assim, busque evitar o acúmulo de objetos e materiais que não sejam necessários estar sempre à mão.

Desta forma você terá sempre um ambiente sem poluição visual e elementos que possam descredibilizar a imagem da sua empresa.

Afinal, mesmo que inconsciente, a primeira impressão é a que fica, e neste caso antes do seu trabalho muito provavelmente seus clientes vão enxergar primeiro o que está a sua volta.

Se seu espaço for pequeno, é mais um motivo para zelar e preservar a organização do seu espaço de trabalho.

7. Dica bônus: Como arrumar e o que fazer em um espaço pequeno?

O modo como as mesas e pessoas estão distribuídas no espaço também faz total diferença!

Mas, como dividir um escritório pequeno?

Para começar, que tal ao invés de dividir, fazer a integração de ambientes?

Desta forma você pode unir diferentes setores e aproveitar o espaço com mesas, armários e entre outros itens.

Além disso, a unificação pode ajudar a facilitar a comunicação das pessoas que estão nesse ambiente.

Aproveitamento de espaços: Como otimizar espaço em escritório?

Todas as dicas são excelentes formas de aproveitar o que você tem disponível para fazer do local um ambiente aconchegante e potencializar o seu ambiente de trabalho.

Muitas vezes, a decoração já é uma solução rápida para transformar e dar um up no local.

Mas, se é uma possibilidade presente ou para o futuro, o melhor mesmo é investir em móveis que sejam versáteis, ergonômicos e adequados para o espaço disponível.

Ao longo da vida, passamos cerca de 90 mil horas no local do trabalho. Bastante tempo para estar em um lugar desconfortável, não é mesmo?

Por isso, investir em móveis e objetos que tornem essa rotina mais agradável é o maior investimento possível!

Para atingir esse objetivo, você pode contar com empresas especializadas em melhorar o ambiente de trabalho, como é o caso da Demex Ambientes!

Com 10 anos de mercado desenvolvendo móveis e projetos para escritório, a empresa pratica o Smart Design para entregar qualidade, sofisticação e principalmente versatilidade para entregar ambientes mais que eficientes!

Conclusão

Já conseguiu visualizar as mudanças para fazer no seu escritório?

Com as escolhas certas você pode aproveitar o máximo do espaço que tem disponível.

Gostou da ideia de investir em móveis sob medida? Então aproveita e confere nosso outro conteúdo “Escritório pequeno planejado: ideias de como montar o seu espaço”, certeza que você vai adorar!

Até logo!

313174400