Como Montar Um Escritório: dicas para um projeto corporativo

Como Montar Um Escritório: dicas para o seu projeto corporativo

O projeto de um escritório deve refletir em cada detalhe a identidade da sua empresa, sendo essencial que ele seja realizado levando em consideração os valores e objetivos do negócio, para que tanto os colaboradores quanto os clientes sintam, no ambiente, a credibilidade e a confiança no serviço a ser contratado.

O ambiente corporativo é o cartão de visitas de um negócio, e cada detalhe presente no escritório da sua empresa deve ser projetado para causar uma primeira impressão assertiva – até porque é essa primeira impressão que vai influenciar as decisões dos seus clientes.

A iluminação, passando pela escolha das cores, a compra da mobília adequada e até de que forma posicioná-la; todos esses são fatores a serem considerados quando a sua empresa estiver montando seu projeto corporativo.

Sendo assim, o que é preciso para montar um escritório? O que devo considerar quando o assunto for o design e a identidade visual da minha empresa? Quais os pontos relacionados aos meus colaboradores e ao ambiente de trabalho?

Iniciar um projeto corporativo parece complicado, mas não precisa ser. Para te auxiliar no processo de como montar um escritório, a equipe Demex Ambientes preparou essa lista com dicas para ajudar você a realizar esse sonho.

Acompanhe abaixo e boa leitura!

6 dicas de como montar um escritório

1- Defina o local e espaço disponíveis

A escolha do local ideal para o seu escritório é o primeiro passo para iniciar o seu projeto de como montar um escritório.

Para tal decisão, leve em consideração a localização do prédio comercial ou da residência em questão: se fica em uma área com empresas do mesmo ramo da sua, além de ser de fácil acesso para o seu público e, principalmente, para seus colaboradores.

A definição do local deve ser sempre baseada em logística, segurança e acessibilidade. Além disso, analise com cautela a estrutura do local, bem como o espaço ali disponível para o desempenho das atividades do seu negócio.

Leia mais: Escritório pequeno planejado: ideias de como montar o seu espaço

2- Liste todas as necessidades

Parte essencial no seu projeto de como montar um escritório, listar todas as necessidades do seu negócio para o desempenho da rotina de trabalho é uma forma de evitar erros e garantir o melhor aproveitamento do espaço.

O que é essencial para que a sua empresa receba bem o seus clientes, apresente seu produto ou serviço, além de garantir a produtividade e o conforto dos seus colaboradores?

Um escritório de advocacia, por exemplo, precisa contar com uma recepção aconchegante, além de salas individuais para cada advogado, com uma acústica eficaz.

Já uma agência de marketing precisa de um espaço amplo e integrado, para conectar todas as áreas de trabalho, além de um projeto de iluminação e energia bem estruturado, para suportar muitos computadores, TVs, painéis de apresentação e demais recursos da área de comunicação.

Entender as necessidades do seu negócio significa projetar um espaço que não vai deixar a rotina de trabalho da sua empresa desfalcada em nenhum sentido do ponto de vista arquitetônico.

3- Considere a ergonomia do ambiente

Mais do que um cartão de visitas para os seus clientes, o escritório da sua empresa será como uma segunda casa para os seus colaboradores – é nesse espaço que eles vão desempenhar as funções que vão contribuir para o crescimento do seu negócio, e também o crescimento profissional deles.

Assim, mais do que saber como montar um escritório, é necessário saber como montar um escritório funcional e um ambiente saudável; e isso se dá considerando a ergonomia do ambiente.

Verifique se o espaço atende a todas as necessidades dos seus funcionários, como banheiros completos, uma copa integrada, além de contar com uma mobília confortável. Se os seus colaboradores se sentirem confortáveis nesse ambiente, é bem provável que os seus clientes também se sintam.

4- Invista em iluminação

O principal ponto de investir em um projeto corporativo é poder contar com uma iluminação que não pese no orçamento da empresa.

O investimento em iluminação deve ser eficaz da perspectiva energética, além de levar em consideração o bem-estar dos seus colaboradores. A iluminação influencia diretamente na disposição e produtividade da sua equipe.

Se o espaço escolhido dispõe de janelas amplas, use-as ao seu favor na hora de economizar energia e trazer um ambiente mais natural e vivo para o seu escritório.
O posicionamento das luzes deve ser estratégico, de acordo com a disposição da mobília do seu escritório e também da imagem que a sua empresa quer passar para o seu público.

5- Garanta os melhores móveis para o seu escritório

Aqui, a verdadeira identidade da sua empresa fica refletida: a escolha dos móveis é um ponto muito importante no seu processo de como montar um escritório.

O mobiliário deve ser funcional, moderno, favorecendo o espaço, a disposição dos seus produtos ou decoração, além de ser assertivo para o desempenho das atividades que acontecem ali.

Além disso, eles devem ser de boa qualidade, para serem duráveis e exigirem o mínimo de manutenção possível.

Faça uma lista de tudo o que será essencial: mesas para as ilhas de trabalho, cadeiras, mesa para a sala de reuniões, quadros e peças decorativas, todos os elementos necessários para compor o ambiente com bom gosto, funcionalidade e a originalidade que o seu negócio quer passar.

6- Invista em móveis corporativos

Apesar de, quando investimos em um projeto de móveis para casas e apartamentos, a opção mais indicada é sempre a de móveis planejados, para ambientes corporativos a melhor alternativa é sempre a de móveis específicos para os escritórios.

Como os ambientes corporativos contam com suas próprias normas ergonômicas, investir na aquisição de móveis desse segmento, com uma empresa especializada em móveis corporativos, é a maior garantia de sucesso e conforto para todo o ambiente.

Ainda assim, é possível mesclar a parte de mobiliário do projeto: para cômodos operacionais, como salas de reuniões e ilhas de trabalho, os modulares específicos para ambientes corporativos são os mais funcionais.

Para partes do escritório como a recepção ou uma área comum, móveis planejados podem trazer uma maior sofisticação e ser uma opção mais diferenciada.

Leia mais: Escritório funcional: entenda o que é e como garantir esse resultado

Como um projeto de arquitetura pode ajudar na montagem de um escritório?

Pensar em todos esses detalhes pode ser exaustivo sem a ajuda de um profissional que entende do assunto, e esse é só um dos fatores que destaca a importância de um projeto de arquitetura quando a sua empresa quiser montar um escritório.

A arquitetura corporativa tem a função de otimizar o espaço disponível, além de oferecer as melhores soluções para a iluminação, cores e design do ambiente, bem como levar em consideração as necessidades da sua empresa e, principalmente, o seu orçamento disponível.

Considerar um especialista no seu projeto corporativo não deve ser visto como um gasto, e sim como um investimento.

O suporte do profissional arquiteto evita que sejam tomadas decisões que possam vir a comprometer a estrutura do ambiente, a qualidade dos móveis e até a economia de recursos que são gastos no projeto e na rotina de trabalho no seu ambiente empresarial.

Conclusão

O processo de montar um escritório demanda muitas etapas, paciência e tomada de decisões. Feitas com o auxílio de uma equipe especializada, esse momento pode ser feito de forma mais leve e assertiva.

Para tornar o espaço da sua empresa um local funcional, bonito, criativo e um sucesso com os seus clientes, invista em um projeto corporativo para contribuir com um bom desempenho dos negócios da sua empresa!

Gostou da leitura? Acesse o blog da Demex Ambientes para conferir mais dicas para o seu ambiente corporativo!

313174400