Arquitetura corporativa: saiba o que é e sua importância

Arquitetura corporativa: saiba o que é e sua importância

Assim como existem diversos segmentos da arquitetura para as mais variadas áreas (residencial, comercial, turística e afins), temos também a arquitetura corporativa, ou também arquitetura empresarial.

Voltada para o desenvolvimento de ambientes corporativos, essa vertente da arquitetura se especializa em estudos e práticas que tornam os ambientes de trabalho mais dinâmicos, ergonômicos e integrados, considerando a proposta da empresa.

Comumente aplicada em escritórios e salas comerciais, a arquitetura corporativa tem ganhado espaço no mercado, e cada vez mais empresários reconhecem a importância dela em um projeto corporativo.

Quer saber mais sobre esse tema? Veio ao lugar certo!

A Demex Ambientes, especialista em projetos corporativos em Santa Catarina, preparou um conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre arquitetura corporativa.

O que significa arquitetura corporativa?

A forma como as pessoas se relacionam no trabalho, desempenhando suas funções e compartilhando ideias e conhecimento, muda muito rapidamente, demandando a adaptação, inclusive, dos ambientes empresariais.

É aí que entra a arquitetura corporativa: por meio da análise do ambiente e estratégias de estrutura e organização, essa área da arquitetura é responsável por tornar o ambiente de trabalho muito mais funcional.

Os profissionais dessa área trazem soluções conforme a proposta da empresa que contrata o projeto, levando em consideração as necessidades de e processos do local, buscando mais agilidade, produtividade e comunicação entre a equipe ali presente.

Quais os benefícios da arquitetura corporativa?

A arquitetura empresarial não trata apenas de uma boa disposição de móveis e equipamentos dentro do escritório.

O real propósito dessa área é tornar o ambiente de trabalho muito mais confortável para o desempenho das demandas, bem como agradável para o colaborador e econômico para o empresário, trazendo, assim, benefícios a todos.

Confira abaixo algumas das vantagens que a arquitetura corporativa pode trazer para a sua empresa:

Funcionalidade

Um dos focos da arquitetura corporativa é promover ambientes que facilitem a rotina dos funcionários.

Logo, com um projeto de arquitetura analisa todo o espaço disponível, para saber onde posicionar mesas e cadeiras, equipamentos eletrônicos e suas fontes de energia, até mesmo onde colocar divisórias e carpetes para isolar o som e contribuir com a concentração da equipe.

Melhora da ergonomia

Pensar, também, nos melhores tamanhos de cadeiras, altura de meses, distância entre ambientes e demais considerações afins faz parte do trabalho da arquitetura corporativa – e são pontos importantes de ergonomia no trabalho.

O objetivo aqui é promover um espaço de trabalho que proporcione conforto e bem-estar aos colaboradores, contribuindo para que a rotina de trabalho seja muito mais leve e produtiva.

Integra a identidade da empresa ao ambiente

É possível transmitir a visão e os valores da empresa no ambiente corporativo, e a arquitetura ajuda o seu escritório a fazer isso!

Com um projeto que reflete a identidade da empresa, é possível investir na composição de ambientes modernos e arrojados para agências de publicidade, ou sofisticados e elegantes para escritórios de advocacia, e as mais variadas combinações de acordo com o segmento do negócio.

Reduz os gastos

Tudo o que é planejado demanda menos imprevistos e, consequentemente, menos gastos, e isso pode se aplicar à arquitetura corporativa.

Investindo em um projeto de arquitetura para o seu escritório, é possível integrar os ambientes de modo reduzir o gasto com luminárias, por exemplo, economizando na conta de luz da empresa.

Ainda, com a escolha dos melhores equipamentos e mobiliários, bem como revestimentos e demais materiais, a sua empresa pode contar com aquisições que não precisarão de manutenção constante, reduzindo gastos.

Atrai a atenção dos clientes

Um ambiente pensado não só para o conforto dos colaboradores, mas também para cativar clientes e fornecedores: a arquitetura corporativa também pensa no desenvolvimento do seu negócio!

De acordo com a proposta da empresa, é possível investir em um espaço que também seja agradável para os potenciais clientes, com uma recepção bem planejada e que proporcione uma boa experiência para quem conhece o espaço.

Qual a importância de contratar um arquiteto para uma obra corporativa?

A contratação de um arquiteto para o projeto corporativo não deve ser encarada como um gasto – e, sim, como um investimento.

Com um profissional especializado direcionando a reforma da sua empresa, você garante o olhar técnico que traz muito mais segurança nas decisões e economia nas compras necessárias para o projeto.

O arquiteto, em um projeto corporativo, não é um apelo unicamente estético: com uma análise completa do ambiente e levando em consideração a proposta da empresa, o profissional arquiteto entrega propostas e escolhas adequadas.

São algumas das vantagens de contar com esse profissional no seu projeto:

• implementação da identidade da sua empresa no projeto;

• agrega muito mais valor no imóvel e, também, na empresa;

• atendimento especializado e personalizado para a sua empresa;

• escolhas assertivas que reduzem custos e gastos desnecessários;

• muito mais tranquilidade na entrega, com tudo centralizado em um só profissional;

• e muito mais!

Conheça os projetos corporativos da Demex Ambientes!

Especializada em soluções corporativas, a Demex Ambientes é referência em arquitetura corporativa em Santa Catarina, e pode transformar o seu escritório!

Com o conceito único de Smart Design, a Demex otimiza o seu escritório de modo a trazer muito mais economia de recursos e produtividade para seu time de colaboradores, contribuindo para o desenvolvimento do seu negócio.

Clique aqui para conferir nossos projetos e entender porque a Demex é líder há 10 anos no mercado!

Quer montar o seu escritório? Confira os produtos da Demex Ambiente e garanta o melhor para seu espaço corporativo!

Conclusão

E então, ainda ficou alguma dúvida sobre a importância da arquitetura corporativa?

Um ramo muito eficiente da arquitetura, por meio da atuação da equipe especializada nesse segmento, é possível oferecer para seus clientes e colaboradores um ambiente muito mais agradável, ergonômico e com a cara da sua empresa.

Ainda, como citamos no decorrer deste artigo, a arquitetura empresarial contribui para o desenvolvimento do seu negócio e a redução de custos na rotina do escritório, trazendo inúmeras vantagens para o seu empreendimento!

Para mais informações e dicas, acesse o blog completo da Demex Ambientes, clicando aqui.

313174400