Como escolher cores de móveis para escritório e para empresa

Cores de móveis para escritório e para empresa: como escolher

A escolha da mobília é uma das partes mais importantes da decoração do escritório, sendo essencial para harmonizar o ambiente e garantir, também, a funcionalidade no espaço corporativo.

Sabemos que essa etapa pode gerar muitas dúvidas e indecisão: e é por isso que a Demex Ambientes preparou esse conteúdo especial!

Confira nossas inspirações de cores de móveis para escritório, tire suas dúvidas sobre o tema, e comece a usar nossas dicas para planejar o seu projeto corporativo.

Boa leitura!

Qual a importância da escolha das cores de móveis para escritório?

Não só para a mobília, mas também para as cores do escritório no geral, deve existir um equilíbrio e um propósito na escolha da paleta, levando em consideração a iluminação e a personalidade do lugar.

Indo mais a fundo nessa importância, podemos destacar a importância das cores para a produtividade no escritório e até para o conforto da equipe!

O estudo da psicologia das cores é o que embasa esse tipo de influência, interpretando o padrão de comportamento das pessoas quando em contato com determinado tom.

Logo, é interessante que a sua empresa busque por uma forma de aliar as cores da identidade visual com tons que podem gerar um impacto mais positivo para o cliente e também para a equipe.

Leia mais: Qual a Melhor Cadeira para Escritório? Saiba como escolher a ideal

Qual é a cor da produtividade?

O azul é considerada a cor que mais se relaciona à produtividade, trazendo forte conexão com a mente e com a produção de resultados.

No período do início do home office, muitos psicólogos defenderam o uso de elementos em azul para trazer mais tranquilidade e concentração para o trabalho em casa, combinando com cortinas e paredes.

Logo, é interessante tentar incorporar esse tom nas cores de móveis para escritório, se harmonizar com o restante da proposta do espaço.

Melhor cor para ambiente de trabalho: o que são tons corporativos?

Não existe uma cor mais indicada para móveis de escritório, mas o equilíbrio e a escolha assertiva do tom da mobília faz parte de um planejamento que pode fazer toda a diferença no ambiente corporativo. 

Por isso, atente-se ao significado das cores antes de escolher o tom do mobiliário do seu escritório:

• o amarelo é uma cor mais luminosa, vívida, mas que deve ser usada com moderação para não causar cansaço visual; 

• o laranja traz o estímulo e o entusiasmo para o ambiente, sendo muito indicado para a mobília corporativa; 

• o azul é uma cor de harmonia, podendo variar para o azul-escuro quando em um ambiente de maior formalidade; 

• o vermelho, quando usado de maneira assertiva e moderada, ajudar a despertar o entusiasmo e o dinamismo no ambiente de trabalho; 

• já o rosa está mais relacionado à tranquilidade e leveza, podendo ser uma boa opção para espaços de descanso na empresa, ou salas de espera. 

O preto e o branco, cores neutras, são sempre uma base interessante para abrigar as cores de móveis para escritório, e uma excelente combinação entre si.

Cores de móveis para escritório: dicas de como escolher

Para ajudar a sua empresa a proporcionar um ambiente de muito mais produtividade e conforto para os seus colaboradores, além de garantir uma boa imagem para seus clientes, preparamos algumas dicas para você acertar nas cores de móveis para escritório!

Sempre considerando a identidade da sua empresa, busque compor o ambiente se inspirando nas nossas referências abaixo; confira:

1. Atente-se ao estilo do ambiente

Como acontece com estilos de decoração para residências, os escritórios também possuem opções de estilo para o ambiente, que devem estar em harmonia com as cores de móveis para escritório.

São exemplos de estilos de escritório: 

 estilo industrial, com mesas de madeira, elementos em ferro, acabamentos mais desgastados e uma proposta mais moderna; 

estilo sustentável, caracterizado por uma pegada mais ambiental, com elementos em madeira, além de plantas e flores secas; 

estilo minimalista, com forte apelo para cores neutras e linhas retas, sempre com pouca decoração e uma mobília mais marcada, abrindo espaço para muitas combinações de cores de móveis para escritório; 

estilo contemporâneo, perfeito para escritórios sem divisões com paredes e que buscam por uma sensação de amplitude, além de uma proposta de integrar as diversas áreas e os membros da equipe.

2. Escolha as cores predominantes

A escolha das cores que mais vão se destacar no espaço deve ser muito bem pensada e assertiva, refletindo a personalidade do escritório e compondo de maneira produtiva o ambiente.

Isso vale também para a escolha das cores de móveis para escritório.

Logo, a combinação entre as cores deve ser medida de acordo com o tom a ser usado nas paredes, a iluminação em questão, além da disposição dos móveis e dos objetos decorativos.

Acerca da escolha das cores predominantes no ambiente corporativo, é importante saber que:

• tons neutros e claros passam uma sensação de calma, além de trazer mais amplitude para o ambiente, o que é uma ótima dica para escritório pequeno;
• tons neutros e escuros trazem maior seriedade para o ambiente corporativo, passando uma ideia de tradição e solidez e, quando usados da maneira correta, são cores que transmitem muita elegância.

3. Complemente com a escolha das cores de móveis para escritório

Por fim, a escolha das cores de móveis para escritório finaliza a decoração do ambiente, quando harmonizada de acordo com as cores predominantes e a proposta do espaço.

Se o seu escritório optou por uma predominância mais sóbria na composição geral, o interessante é fazer uso de cores mais vívidas no mobiliário, trazendo uma renovação na decoração do ambiente.

O mesmo vale para a aplicação de tons mais neutros na paleta de cores da mobília, se as cores predominantes forem mais enérgicas.

Além disso, a escolha dos móveis deve ser assertiva em termos de ergonomia, praticidade e funcionalidade.

Confira abaixo algumas referências:

Conclusão

Nesse artigo você conferiu a importância de escolher bem as cores de móveis para escritório.

Elas influenciam a produtividade e o trabalho do seu time, além de ter grande apelo estético na hora de receber um cliente, o que pode ser de grande contribuição na hora de fechar negócios e parcerias!


Para mais dicas de decoração e informações sobre mobiliário corporativo, acesse o blog completo da Demex Ambientes, clicando aqui.

313174400