Escritório funcional: entenda o que é e como alcançar

Escritório funcional: entenda o que é e como garantir esse resultado

Funcionalidade é a palavra-chave no planejamento de um bom projeto corporativo, trazendo diversos benefícios para o escritório.

Afinal de contas, qual empresa não gostaria de ter um ambiente completamente otimizado para a realização das atividades que exerce, e ainda garantir conforto para seus colaboradores?

Se você quer saber como garantir um escritório funcional para o seu espaço, veio ao lugar certo!

A equipe Demex Ambientes preparou um conteúdo completo, com tudo o que você precisa saber sobre esse tema, e como aplicar a funcionalidade no seu projeto corporativo.

Acompanhe até o final e boa leitura!

O que é um escritório funcional?

Como o nome sugere, um escritório funcional é aquele que garante funcionalidade para o ambiente planejado.

Logo, o objetivo dele não é um grande investimento em decoração ou espaço, mesmo sendo possível aliar esses tópicos também.

O foco do escritório funcional é proporcionar dinamismo e atender às necessidades da empresa, trazendo otimização para as atividades desempenhadas ali.

Quais são as vantagens de ter um escritório funcional?

Trazendo um investimento mais centrado, com busca apenas no que é essencial, desenvolver um escritório planejado traz uma série de benefícios para a empresa que o contrata.

Confira abaixo algumas dessas vantagens:

Produtividade

Um escritório funcional terá uma melhor utilização de recursos e uma infraestrutura personalizada para as necessidades da empresa, o que impacta diretamente na produtividade de quem trabalha ali.
Logo, todos os elementos que compõem o ambiente são usados para proporcionar o melhor desempenho e contribuir para o trabalho dos colaboradores.

Custo-benefício

Geralmente, projetos funcionais aplicam práticas mais minimalistas para a composição do ambiente, desde a escolha do mobiliário até as aquisições envolvidas.

Logo, um escritório funcional acaba sendo uma escolha muito econômica em serviços arquitetônicos, sendo muito vantajoso para a empresa.

Visual

Como em qualquer outro tipo de projeto, o ambiente planejado tem forte apelo estético, contribuindo para o visual do ambiente.

Com um escritório funcional, é possível ainda trazer mais identidade e originalidade para o espaço, sendo mais uma das vantagens de contar com essa técnica.

Organização

Outro termo que anda junto com a funcionalidade é a organização.

Um escritório funcional deve ter cada coisa em seu lugar, delimitando zonas de trabalho, de armazenamento, e outras áreas que façam parte do operacional da empresa.

Assim, os colaboradores conseguem desempenhar muito mais com menos esforço, um benefício valioso para o dia a dia no escritório.

Praticidade

Com foco em facilitar a vida para o colaborador e permitir um melhor espaço útil em sua mesa de trabalho e outras partes do escritório, essa técnica ainda oferece maior praticidade para a rotina empresarial.

Em um projeto de escritório funcional, o mobiliário é escolhido levando em consideração um manuseio prático e sem maiores problemas.

Leia mais: Escritório pequeno planejado: ideias de como montar o seu espaço

Mas, afinal, o que torna um escritório funcional?

Garantir que o escritório seja funcional envolve uma série de considerações, que já fazem parte do roteiro seguido pelo arquiteto na hora de desenvolver o projeto.

Levando em conta as necessidades da empresa e de suas atividades desempenhadas, um escritório funcional tem as seguintes características:

Iluminação

Aqui, a iluminação é pensada para estar no meio termo adequado: nem um ambiente muito escuro, nem um espaço com forte incidência da luz solar.

Nessa parte importante do projeto, o profissional leva em consideração menos cansaço visual dos colaboradores, usando lâmpadas, geralmente de LED, bem posicionadas em pontos estratégicos.

Além disso, uma boa dica é, também, o uso de cores claras nas paredes, ajudando a propagar a luz de maneira mais natural.

Acústica

Em um escritório nessa modalidade, é aplicada a chamada ergonomia sonora.

O objetivo é evitar qualquer tipo de barulho, interno ou externo, que possa vir a atrapalhar a rotina de trabalho, tomando as providências necessárias.

Isso pode ser feito por meio de um isolamento acústico eficiente, ou uma análise completa do local onde o escritório se encontra, verificando o constante barulho da rua ou das demais salas no prédio corporativo, se for o caso.

Móveis

Em um projeto de escritório funcional, o design e a aparência da mobília não devem ser a principal preocupação.

O mais importante é garantir móveis ergonômicos e funcionais, que auxiliem no desenvolvimento das atividades e ainda contribuam com a qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores.

Busque por peças que possam agregar valor e utilidade para o ambiente, sem muitos apegos estéticos.

Leia mais: Qual a Melhor Cadeira para Escritório? Saiba como escolher a ideal

Como montar um escritório funcional?

O primeiro passo na hora de investir nesse tipo de projeto é listar as principais necessidades da sua empresa.

O que deve estar presente no ambiente de trabalho, as ferramentas de que os seus colaboradores precisam, uma análise completa de como funciona a rotina ali.

Além disso, leve em consideração, juntamente com o profissional responsável pelo projeto, fatores como:

• versatilidade;
• espaço disponível;
• temperatura do local;
• clima organizacional da empresa;
• armazenamento de ferramentas e dispositivos.

Com informações como essas em mãos, fica mais fácil para o arquiteto entender as demandas do espaço e oferecer um resultado ainda mais assertivo, de acordo com as expectativas previstas.

Leia mais: Reforma no escritório: Dicas, exemplos e 5 motivos para pôr a mão na massa

Onde encontrar móveis para um escritório funcional?

Parte do sucesso de um projeto de escritório funcional vem de uma escolha inteligente na mobília que irá compor o espaço.

Para garantir os melhores móveis para o seu escritório, fale com a Demex Ambientes!

Trazendo a versatilidade do smart design, fornecemos móveis de qualidade nas mais diversas soluções em mobiliário corporativo:

• divisórias;
• móveis e assentos;
• estofados e poltronas;
• carpete e piso vinílico;
• piso vinílico em manta.

Conclusão

Agora você já sabe tudo sobre escritório funcional e como trazer essa técnica para o seu ambiente de trabalho!

Com inúmeros benefícios, um projeto de escritório voltado para a funcionalidade traz muito mais produtividade, organização e resultados para o seu negócio,

Além disso, seus funcionários podem trabalhar com muito mais qualidade e conforto em um ambiente pensado especialmente para o melhor desempenho de todos. 

Considere investir em um projeto de escritório funcional para a sua empresa! 

Gostou do artigo? O blog da Demex Ambientes é repleto de dicas e informações sobre arquitetura e design de interiores. 

Clique aqui para acessar nosso conteúdo completo.

313174400