Design Corporativo: como criar ambientes para sua empresa?

Design Corporativo: como criar ambientes para sua empresa?

Auxiliando na comunicação com o seu público e contribuindo com a solidificação da sua marca, o design corporativo traz inúmeras vantagens para o seu negócio.

Já pensou em planejar o design do seu escritório? Ainda não faz ideia de por onde começar?

Pensando em ajudar a sua empresa nesse processo, a equipe Demex Ambientes preparou esse guia com as principais informações que você precisa saber sobre esse tema.

Pronto para tirar suas dúvidas? Acompanhe abaixo e boa leitura!

O que é o design corporativo?

O design corporativo é quando a funcionalidade e o design se encontram no ambiente do seu escritório.

Por meio dele, é possível garantir um aproveitamento mais assertivo e eficaz visualmente para o ambiente da sua empresa, trazendo personalidade e até mais produtividade para os seus funcionários.

Cada vez mais empresas têm aderido a essa tendência, principalmente para fugir do padrão de “cara de escritório”.

Isso resulta em ambientes menos sérios e mais aconchegantes, repletos de auxílios tecnológicos, conforto, inovação e acessibilidade.

Qual a importância do design corporativo para uma empresa?

Levando em conta a nova forma de consumir vinda do público, esse segmento do design trabalha em oferecer confiança ao consumidor apelando para o visual de uma marca.

Uma identidade corporativa bem segmentada, refletida em um ambiente aconchegante e autêntico, reflete a preocupação da empresa em oferecer aos seus clientes profissionalismo e credibilidade.

Além disso, o design corporativo também se preocupa com a rotina de trabalho dos seus colaboradores.

Considerando que eles passam a maior parte do dia no escritório, investir em um ambiente bem estruturado e funcional garante:
Aumento da produtividade;
Maior sensação de conforto;
Um melhor desempenho das atividades da sua equipe.

Assim, o design corporativo se mostra um investimento muito vantajoso, com a previsão de bons resultados para a sua empresa.

Quais características garantem um bom design ao seu espaço?

Um projeto eficaz nessa área é aquele que integra autenticidade e funcionalismo.

Além de contar com uma equipe especializada no segmento do design corporativo, alguns pontos importantes oferecem maiores chances de sucesso para o layout do seu escritório.

Confira a lista que preparamos abaixo:

Ambientes abertos

O contato com os colegas, mesmo que de diferentes áreas, é o que faz o ambiente ser, de fato, corporativo.

Investir no chamado modelo open space valoriza a integração da equipe, proporcionando ambientes mais dinâmicos e que incentivam o compartilhamento de ideias.

Isso torna o time mais comunicativo e disposto, onde os colaboradores ajudam entre si e, consequentemente, produzem mais.

Além disso, um ambiente aberto traz sensação de amplitude e organização, essenciais para uma imagem de crescimento e inovação para o ambiente do escritório.

Áreas de descanso

Priorizando o bem-estar e o conforto dos seus colaboradores, investir em áreas de descanso é se preocupar com a saúde da sua equipe.

Isso pode ser feito das mais variadas formas:

Uma sala com poltronas aconchegantes e iluminação mais intimista;
Desenvolver uma área verde com espaço aberto e em contato com o sol;
Investir em um espaço com TVs, videogame e sofás mais confortáveis;
Integrar artigos que proporcionem uma pausa saudável, como livros, uma máquina de café ou decorações mais descontraídas.

A preocupação com um escritório com uma área de descanso mostra a sua valorização de temas como sustentabilidade, saúde mental e conforto dos funcionários.

Salas personalizadas

O ambiente corporativo não precisa contar com o mesmo layout e parecer uma grande extensão da mesma imagem.

Investir na ideia das salas personalizadas traz a sensação de ambientes diversos em um só lugar, quando feita de forma integrada e assertiva.

Uma sala personalizada para uma reunião, por exemplo, pode contribuir com mais descontração na hora de passar um feedback, ou menos monotonia na hora de fechar um acordo ou contrato.

Isso mostra a preocupação da empresa com um ambiente mais inovador e menos mecânico.

Para auxiliar nesse processo, investir em tecnologias como computadores com design mais moderno e suporte para videoconferências agregam ainda mais valor às salas personalizadas.

Mobília ergonômica

Priorizando o conforto dos seus funcionários e também dos seus clientes, o mobiliário ergonômico é essencial para um bom projeto de design corporativo.

Investir em móveis que atendem às necessidades da sua equipe é humanizar o seu ambiente de trabalho e contribuir para com a saúde dos seus colaboradores a longo prazo.

Algumas dicas para tornar o mobiliário do seu escritório mais ergonômico:

Mesas amplas;
Gavetas e armários para organizar pertences;
Cadeiras ajustáveis e que a atendem todos os perfis;
Equipamentos que proporcionem conforto e segurança para o seu time.

Cores neutras

Todos sabemos como as cores do ambiente podem ter grande influência no comportamento humano.

O estudo da psicologia das cores conta com grande embasamento científico e é essencial para o sucesso do seu projeto de design corporativo.

Tons mais escuros e sóbrios podem passar uma sensação de apatia e interferir diretamente na produtividade da sua equipe.

Investir em cores mais neutras como o cinza, o bege, o marrom e o branco trazem maior sensação de conforto e são mais fáceis de combinar com o mobiliário e peças de decoração.
Se a sua marca usa cores quentes no logotipo e é essencial para você adicionar isso ao seu projeto de design corporativo, use essas cores de forma inteligente e sem sobrecarregar o ambiente.

Identidade visual

Ditando a forma como será guiado o design do seu escritório, uma identidade visual bem consolidada direciona toda a comunicação da sua marca com o seu público.

É essencial um bom projeto de logotipo, combinando uma boa tipografia e paleta de cores, que vão transmitir de maneira eficaz a personalidade do seu negócio.

Ainda, é importante adotar uma identidade visual que reflita os valores da sua marca e que passe a ideia de inovação e credibilidade aos seus clientes.

Quais as vantagens do design corporativo no dia a dia de um escritório?

Depois da lista acima, ficou ainda mais evidente o quanto o design corporativo traz benefícios para o seu ambiente de trabalho, certo?

Um espaço corporativo planejado e preocupado com a inovação é o que difere empresas de sucesso de negócios que não investem na modernização das suas rotinas corporativas.

O design corporativo contribui com:

A identidade visual da sua empresa;
O engajamento dos seus colaboradores;
A rentabilidade e com o crescimento econômico do empreendimento;
A decisão de compra ou fechamento do negócio com os seus clientes.

Conclusão

Ambientes monótonos e com grande apelo ao visual padrão de escritório agora são coisa do passado.

Para que a sua empresa possa contar com espaços mais inovadores e modernos, investir em um projeto de design corporativo é garantir um desenvolvimento saudável e assertivo para a sua empresa.

313174400