Gestão de ambientes corporativos: tire todas as suas dúvidas
Gestão de ambientes corporativos: tire todas as suas dúvidas sobre o assunto
Quem não gostaria de trabalhar em um local em que tudo acontece de maneira prática e funcional?
É para auxiliar na rotina empresarial que existe a gestão de ambientes corporativos.
Cuidando para que os colaboradores possam ter um ambiente de qualidade e bem-estar para desempenhar suas atividades, manter o chamado ambiente corporativo é essencial.
Isso se dá por meio de uma bem estruturada cultura organizacional, além de um eficiente projeto de ambientes, para oferecer ergonomia e conforto para a equipe.
Quer saber como aplicar a gestão de ambientes corporativos na sua empresa? Não sabe por onde começar?
A equipe Demex Ambientes tira as suas dúvidas sobre o assunto e te apresenta as informações necessárias para começar essa prática pra lá de importante.
Acompanhe a leitura até o final!
O que é um ambiente corporativo?
Chamamos de ambiente corporativo o local onde a empresa se localiza e abrange os colaboradores realizando suas funções.
Considerando que um ambiente corporativo que oferece boa estrutura, física e mental, para que a equipe possa desempenhar seus papéis de maneira produtiva e saudável, já destacamos a importância de uma boa gestão do ambiente de trabalho.
É nele que o seu time irá passar a maior parte do dia.
Assim, nada mais justo que o local seja um espaço confortável, seguro, e propício à comunicação e aprendizado.
O que considerar para fazer uma boa gestão de ambientes corporativos?
A gestão de ambientes corporativos engloba uma série de práticas que existem com o propósito de beneficiar tanto a empresa quanto seus colaboradores.
Confira abaixo o que deve ser levado em consideração ao instituir essa gestão na sua empresa:
Treinamento da equipe
Uma equipe bem preparada promove um ambiente de trabalho mais efetivo e que entrega mais resultados.
Essa matéria da revista Exame destaca a importância de promover treinamentos para a equipe, e como isso impacta nos resultados do negócio como um todo.
Investir na capacitação da sua equipe garante uma melhor comunicação entre o time, uma vez que eles “falam a mesma língua”, o que resulta em um serviço de excelência para o seu cliente.
Além disso, uma equipe capacitada se torna mais fiel à empresa: os funcionários enxergam potencial de crescimento, além de sentirem que o seu desempenho é mais valorizado.
Viu? O treinamento da sua equipe traz benefícios para ela e ainda leva esse impacto positivo para o seu público.
Feedbacks
Essencial em uma boa gestão de ambientes corporativos, os feedbacks são uma excelente maneira de potencializar os resultados da sua equipe.
O feedback é uma ferramenta de endomarketing que proporciona aos colaboradores maior confiança em compartilhar ideias e sugerir mudanças no ambiente de trabalho.
Esteja sempre aberto a escutar propostas do seu time, pois eles são os que mais sentem os impactos da gestão e os que mais entregam resultados.
Em uma empresa onde a cultura do feedback é bem implementada, os colaboradores são mais engajados e se sentem mais confortáveis.
Clima organizacional
Aqui, estamos falando da forma como a sua equipe sente o ambiente empresarial.
Assim, promover um clima organizacional positivo é saber escutar insatisfações e motivações e abrir espaço para diálogos construtivos e esclarecedores.
Um bom clima organizacional é aquele pautado em práticas éticas e transparentes, onde todos se sentem importantes e livres para ser quem são.
Busque sempre um clima organizacional leve para a sua empresa, fidelizando seus funcionários e garantindo um ambiente de trabalho mais descontraído e sem pressões.
Além disso, você ainda cuida da saúde mental dos seus colaboradores, um tópico cada vez mais importante no mundo business.
Comunicação interna
Uma boa comunicação interna é a chave para que o seu time desempenhe suas atividades de maneira integrada e eficiente.
Trabalhar esse tópico na gestão de ambientes corporativos evita que falhas de comunicação aconteçam, trazendo mais assertividade para o trabalho.
Isso quer dizer:
maior cumprimento de prazos;
maior integração entre os times;
mais segurança na hora de falar com a chefia;
entrega de melhores resultados para os clientes.
Assim, busque investir em melhorias que incentivam a comunicação interna, ouvindo e dando espaço para diálogo com a sua equipe.
Liderança
Liderar é completamente diferente de chefiar – e é essencial que a sua equipe tenha um líder ao invés de um chefe.
Aplicar práticas de liderança é contar com gestores e colaboradores que tenham postura, passem segurança, e que mantenham o time engajado realizando as demandas juntamente a eles.
Um líder de sucesso é aquele que consegue oferecer a determinação necessária para que o time se sinta sempre disposto e desenvolva boas habilidades profissionais.
Isso é bom para a equipe e bom para a empresa!
Espaços otimizados
O planejamento assertivo de todo o espaço do escritório também impacta muito na gestão de ambientes corporativos.
Isso porque, um ambiente que oferece uma boa estrutura para o colaborador proporciona maior bem-estar para o desempenho das tarefas, impactando positivamente na produtividade e na entrega de resultados.
Realizar o seu projeto corporativo garante que a sua empresa se preocupe com questões como:
ergonomia: cadeiras confortáveis e mesas de trabalho espaçosas e feitas sob medida;
mobília: mais funcionalidade para que o seu time trabalhe de forma integrada;
tecnologia: aquisição de ferramentas que tornam as atividades mais ágeis e compõem de maneira moderna o ambiente;
iluminação: garantindo bem-estar e motivação para que os colaboradores desempenhem com qualidade suas funções.
Busque sempre manter o ambiente de trabalho limpo, organizado e otimizado, cuidando da saúde dos seus colaboradores a longo prazo.
Um projeto corporativo é essencial para uma boa gestão de todo ambiente da sua empresa.
Conclusão
Viu só como a gestão de ambientes corporativos é essencial para o bom funcionamento da sua empresa?
Oferecer aos seus colaboradores um ambiente saudável e propício para o melhor desenvolvimento dos projetos é se preocupar com o seu time de uma maneira necessária.
Para isso, busque sempre atualizar suas práticas de gestão e garantir que seus funcionários se sintam confortáveis e dispostos no ambiente de trabalho.
O primeiro passo para o sucesso da gestão de ambientes corporativos é, sem dúvidas, um bom planejamento do espaço.
E, nisso, a Demex Ambientes ajuda a sua empresa!
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Esperamos que esse artigo tenha tirado suas dúvidas e ajudado você!