Iluminação de escritório: saiba qual a sua importância

Iluminação de escritório: saiba qual a sua importância

A iluminação de escritório é uma parte muito importante em um projeto de arquitetura corporativa, e que não deve dispensar investimentos.

Isso porque uma iluminação assertiva contribui imensamente para a produtividade, o bem-estar e a realização de tarefas dentro da empresa, impactando positivamente o desenvolvimento do negócio e a entrega de resultados.

Ainda, um projeto de iluminação bem-feito traz até benefícios econômicos, reduzindo custos com a conta de luz por meio de uma iluminação planejada e estratégica.

Quer saber como investir na iluminação de escritório? Veio ao lugar certo!

A Demex Ambientes, especializada em projetos de arquitetura corporativa em Santa Catarina, preparou um guia completo para você.

Confira abaixo as principais informações sobre o tema e tire todas as suas dúvidas.

Boa leitura!

Qual melhor iluminação para escritório segundo a norma brasileira?

A NBR 8995-1 é a norma brasileira responsável pelo estabelecimento de parâmetros que incentivam a adaptação do ambiente de trabalho de modo a oferecer ergonomia adequada, conforto e segurança para os colaboradores de determinada empresa.

A iluminação, que tem grande fator de influência na saúde e desempenho dos funcionários, faz parte das considerações da NBR 8995-1, que destaca que, por meio da conclusão de estudos luminotécnicos, a iluminação deve ser de:

• mínimo 500 lux; e

• máximo 1000 lux.

Esses números são levados em consideração as atividades a serem desempenhadas no local; vale a consulta a um profissional da área para as melhores recomendações, e dentro do que é previsto na norma.

Qual a iluminação ideal para escritórios?

Como acontece com projetos arquitetônicos diversos, existem alguns tipos de luminárias, dentre os vários disponíveis no mercado, que são os que melhor se encaixam em uma proposta corporativa.

Confira abaixo os principais deles:

Luz artificial

Para espaços que possuem pouca ou nenhuma incidência de luz natural, a luz artificial é necessária, ainda mais em um ambiente onde serão desempenhadas diversas atividades.

A luz artificial é o posicionamento de lâmpadas e luminárias no escritório de forma a proporcionar um ambiente confortável para os olhos, e que contribua para o desenvolvimento dos produtos ou serviços da empresa.

Entre os tipos de luz artificial usados nos escritórios, podemos destacar:

Luz direta

O fluxo luminoso de uma luz direta é emitido de baixo para cima, com foco em uma área específica.

Para os ambientes corporativos, esse tipo de iluminação é ideal para evitar perda de iluminância pela absorção de luz pelo teto e pelas paredes.

Ainda, para trabalhos que demandam grandes níveis de concentração, esse tipo de luz artificial é excelente.

São exemplos de luminárias de luz direta:

• spots;

• pendentes;

• luminárias de embutir;

• luminárias de sobrepor.

Luz indireta

Com a luz indireta, a proposta para a iluminação de escritório é outra: a fonte da luz fica oculta e apenas o seu reflexo é visível.

Esse tipo de iluminação é absorvida pelo teto, para depois ser refletida, de maneira uniforme, para o restante do ambiente.

São exemplos de iluminação indireta:

• fitas e perfis de LED;

• luminárias wall washer;

• luminárias embutidas em sancas de gesso.

Luz difusa

Já a luz difusa recebe um filtro em sua estrutura para reter uma porcentagem do fluxo luminoso da lâmpada.

Esses filtros podem ser de acrílico, vidro ou poliestireno, e, além de tornar a luz menos agressiva aos olhos, reduz a incidência de sombras e deixa o ambiente bem mais agradável.

Luz natural

Como não é reproduzida por meio de luminárias e outros recursos, ter a incidência de luz natural em um escritório depende do projeto de arquitetura corporativa.

Ele serve para analisar o espaço e designar o posicionamento de móveis e delimitação de ambientes de modo estratégico, para que a luz natural preencha o local.

Isso se dá por meio do estudo da luz vinda de portas e janelas do escritório, e de que modo ela pode ser aproveitada pela equipe que vai trabalhar ali.

Como melhorar a iluminação do escritório?

Mesmo sem a realização de um projeto luminotécnico propriamente dito, é possível trabalhar em melhorias na iluminação do escritório por meio de algumas mudanças e aplicações de técnicas específicas de iluminação para escritórios.

Confira algumas dicas:

• deixe sempre a iluminação bem equilibrada;

• faça uso de lâmpadas eficientes e econômicas;

• escolha pontos estratégicos do escritório para posicionar as lâmpadas;

• a temperatura das lâmpadas devem ser, preferencialmente, em branco frio;

• recorra ao uso de luzes decorativas, de acordo com a proposta do ambiente.

Quais os riscos de uma iluminação ruim no ambiente de trabalho?

Da mesma forma como a luz pode contribuir para a produtividade e a realização de tarefas no ambiente corporativo, uma iluminação ruim pode ser prejudicial para a equipe e, consequentemente, para a empresa.

Podemos citar, entre os principais riscos:

• impactos na saúde da equipe;

• irritabilidade e falta de concentração;

• fadiga e dores de cabeça constantes;

• problemas na visão dos colaboradores;

• queda do rendimento no período de trabalho.

Qual a importância de uma boa iluminação de escritório?

Além de evitar todos esses problemas que citamos logo acima, uma boa iluminação de escritório, ainda, é importante para evitar acidentes no local de trabalho.

Com um espaço bem iluminado, e que proporciona um campo de visão claro, os colaboradores se sentem mais seguros para desempenhar suas tarefas e contribuir para o desenvolvimento da empresa.

Ainda são outras grandes vantagens:

• contribui com a concentração;

• mantém a sensibilidade visual;

• aumenta a produtividade da equipe;

• ajuda com a redução da sonolência;

• ajuda a valorizar a decoração do ambiente.

Quer montar o seu escritório? Confira os produtos da Demex Ambiente e garanta o melhor para seu espaço corporativo!

Conclusão

E então, ainda ficou alguma dúvida acerca da iluminação de escritório?

Essencial para manter o ambiente de trabalho iluminado e proporcionar um ambiente confortável e estruturado para seus colaboradores, a iluminação dos espaços corporativos não deve ser vista como um gasto.

É um investimento importante para ajudar com a produtividade do local, ergonomia para os funcionários, e, claro, contribuir com o crescimento do seu negócio.

Para mais dicas que vão ajudar o seu projeto corporativo, confira o blog completo da Demex Ambientes, clicando aqui.

313174400