Isolamento acústico: saiba o que é e como funciona

Isolamento acústico: saiba o que é e como funciona

O isolamento acústico é um fator que deve ser considerado na hora de iniciar o projeto do espaço corporativo, ou a reforma do escritório.

Isso porque um isolamento acústico eficiente contribui diretamente com a produtividade e o desempenho dos colaboradores da equipe, que podem trabalhar sem interrupções e com o máximo de concentração.

Ainda, o isolamento de som em um ambiente corporativo deixa o espaço mais aconchegante e valoriza o aspecto profissional.

Muita gente subestima a importância de um bom isolamento acústico, descartando esse investimento em um projeto corporativo – e a Demex Ambientes, especialista em projetos corporativos em Santa Catarina, veio destacar o valor desse recurso!

Acompanhe abaixo nosso artigo dedicado ao tema, conferindo como funciona o isolamento acústico e tirando todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Boa leitura!

O que é isolamento acústico?

Em uma explicação bem simples, pode-se definir o isolamento acústico como uma técnica que impede a transmissão de som entre os ambientes.

Ela é aplicada para garantir que determinado espaço conte com silêncio total para uma melhor execução de tarefas, que muitas vezes dependem da interferência nula de ruído para serem realizadas.

Antigamente, o isolamento acústico era adotado, principalmente, em estúdios de música e espaços utilizados por profissionais que realizam serviços de áudio e vídeo – mas tem se expandido para outros locais, como escritórios e demais espaços corporativos.

Como funciona um isolamento acústico?

Por meio de camadas de materiais especiais aplicados nas paredes e no teto, um ambiente pode ser isolado acusticamente, dificultando a passagem do som produzido ali, bem como a interferência de ruídos externos.

Esses materiais conseguem amortecer e até dissipar a energia do som: explicando de maneira científica, o som é uma energia mecânica, que pode ser interceptada e ter sua trajetória modificada.

O que é usado para fazer isolamento acústico?

Os materiais usados para fazer isolamento acústico são divididos em dois tipos:

• isolantes, como concreto, argamassa e gesso;

• absorvedores, como espuma e lã de vidro.

Os materiais isolantes são mais densos, e são os mais indicados para impedir qualquer passagem de som para fora do ambiente.

Já os absorvedores são materiais mais leves, que diminuem a reverberação e os ruídos que ocorrem dentro do espaço isolado.

São outros materiais comuns em projetos de isolamento acústico:

• lã de PET;

• painel wall;

• lã de rocha;

• borrachas sintéticas;

Quanto custa para fazer um isolamento acústico?

O trabalho de isolamento acústico costuma ser cobrado por metro quadrado (m²), como costuma acontecer com a maioria dos recursos instalados em obras, sejam elas no âmbito empresarial ou no residencial.

Atualmente, a média do valor de isolamento acústico fica entre R$ 155 e R$ 420 para projetos corporativos.

Porém, esse valor pode sofrer alterações considerando uma série de variáveis: a complexidade do projeto, o material usado, se é uma reforma ou uma construção do zero, e até das necessidades da empresa conforme o ambiente.

Antes de dar início ao projeto de isolar acusticamente um espaço, é altamente indicado que seja feita uma pesquisa, buscando por profissionais que sejam referências na sua região.

Como fazer um ambiente com isolamento acústico?

Para ambientes construídos do zero, materiais isolantes e absorvedores, como os que citamos acima, devem ser instalados no espaço, garantindo a absorção de ruído e evitando que o som se propague para fora do ambiente.

A instalação de janelas especiais, que isolam o som, também é muito utilizada, sendo um recurso bem eficaz.

No caso de reformas, ou seja, de locais que não foram projetados desde o início para serem isolados acusticamente, a abordagem muda um pouco.

Aqui, o interior deve ser coberto com revestimentos, como isopor ou cortiça, além de outros recursos que podem ajudar, como tapetes e carpetes.

Quando o espaço é reformado para ser isolado acusticamente, a eficiência não é de 100%, mas já faz muita diferença.

Por que é importante ter ambientes com isolamento acústico?

Em um ambiente corporativo, tem se destacado cada vez mais a importância do investimento em projetos de isolamento acústico.

Isso porque, esse recurso é fundamental para garantir a concentração dos colaboradores e evitar interrupções causadas pelos sons que vêm de fora do ambiente: barulhos no prédio, sons vindo da rua, e demais ocorrências afins.

Ainda, as salas de reuniões contam com outro nível de privacidade, contribuindo para momentos de apresentações, chamadas de vídeo, de demais demandas corporativas.

Como melhorar o isolamento acústico do seu escritório?

Convencemos você da importância do isolamento acústico para ambientes corporativos? Agora vamos explicar como melhorar a absorção de ruídos dentro do seu escritório!

O ideal é que seja realizado um projeto voltado para essa finalidade – mas alguns pequenos investimentos já podem ajudar, como:

Plantas como barreiras acústicas

Você sabia que as plantas podem ser excelentes barreiras acústicas?

As plantas podem absorver o som refletindo-o ou desviando-o, justamente por conta da sua casca rugosa e folhas grossas e cheias de fibra.

Posicionadas nos cantos ou beiradas do espaço, as plantas podem absorver o barulho que vem de fora, logo após o seu contato com a parede.

Além disso, elas harmonizam o ambiente, deixando o escritório mais bonito.

Vedação das janelas

Vedar bem as janelas é outra forma de isolar acusticamente um ambiente: na hora de escolher as janelas do seu escritório, dê preferência para as que desviam o som.

Geralmente, janelas duplas ou com esquadrias mais robustas, como as feitas de alumínio ou PVC, dão conta do recado.

Materiais fibrosos

Como citamos, materiais feitos de fibras, como as lãs, são muito indicados para isolar acusticamente um ambiente.

Eles contam com alto poder de absorção sonora, e são versáteis, podendo estar em diversos formatos e ainda oferecem alto custo-benefício.

Carpetes e tapetes

Um dos recursos mais utilizados para isolamento acústico, os tapetes, bem como os carpetes, costumam estar presentes nos ambientes corporativos justamente por ajudar na redução de ruídos de impacto, como sapatos no chão.

Além disso, eles são fáceis de limpar, trazem muito mais aconchego para o ambiente, e são um toque de sofisticação a mais nos escritórios.

Quer montar o seu escritório? Confira os produtos da Demex Ambiente e garanta o melhor para seu espaço corporativo!

Conclusão

Agora você já sabe como funciona o isolamento acústico e as vantagens de aderir a esse recurso no seu escritório!

Para contribuir com a produtividade do seu time e proporcionar aos seus colaboradores e clientes um ambiente mais confortável, vale a pena investir nesse recurso.

Gostou das dicas? O blog da Demex Ambientes está repleto de conteúdos interessantes sobre arquitetura corporativa: clique aqui para conferir!

313174400