Smart Design: entenda o que é e quais as características
Smart Design: entenda o que é e as principais características
Modernidade e praticidade são duas palavras-chaves de qualquer mercado atualmente, inclusive da área de Design. E é dessa premissa que surge o Smart Design.
Em linhas gerais, a proposta desse novo modo de fazer Design consiste em unir uma bela estética e o funcional, com elementos, móveis, materiais e organização utilitária.
Para entender como isso tudo ocorre na prática, basta seguir a leitura conosco, pois nesse artigo esclarecemos o que é Smart Design, suas características, exemplos e razões para investir nele.
O que é Smart Design?
O Smart Design é a união de uma boa estética com soluções funcionais, refinadas e geralmente personalizadas para atender os desafios do cliente.
Ou seja, ele vai muito além da parte visual, que agrada aos olhos de quem vê. Ele literalmente é um modelo inteligente, que envolve design, inovação e utilitarismo em um ambiente.
E para que isso seja possível de concretizar, esse modelo de Design trabalha com um time de profissionais de diversas áreas, com experiências e capacidades que agregam ao projeto como um todo.
Assim, em um projeto, por exemplo, o design inteligente conta com decoradores de interiores, projetistas, fornecedores de móveis, engenheiros e equipe de montagem, todos em busca de soluções inteligentes para um lugar.
Quais as características do Smart Design?
As características do Smart Design são: praticidade, funcionalidade, ambientes inteligentes e sustentabilidade.
Abaixo, entramos em mais detalhes sobre cada uma destas características.
Praticidade
A praticidade faz parte do design inteligente principalmente no que diz respeito aos materiais, pois no mercado moveleiro cada vez mais surgem materiais smarts, com soluções que entregam além do esperado.
Muitos desses materiais surgem de soluções científicas como a nanotecnologia, um termo que deriva do 1 nanômetro, 1 milhão de milímetro ou 5-10 vezes superior do que uma dimensão de um átomo.
Essas nanopartículas se fazem presentes em emissores de luz (LEDs), em tintas, no couro, em bloqueadores bactericidas, em cerâmicas e fibras têxteis usadas para fabricar móveis.
Deste modo, na produção de móveis, por exemplo, ela garante proteção bactericida dos produtos, dando mais durabilidade ao móvel e inibindo fungos e bactérias que podem causar doenças, além de evitar manchas e mau odor.
Funcionalidade
Os móveis funcionais são aqueles que otimizam espaços ou são produzidos exatamente para resolver o desafio de um ambiente.
E no Design Inteligente os móveis funcionais vão além. Eles não se limitam a uma única função, como uma mesa que tem embaixo um baú, permitindo que você guarde itens nela.
Desta forma, você tem um objeto que te dá diversas possibilidades.
Ambientes inteligentes
Os ambientes inteligentes são pensados com foco na correria do dia a dia, para dar uma mãozinha para que você faça o menor esforço possível em um ambiente.
Ou seja, envolve simplicidade no manuseio e alcance de objetos, permitindo que muitas ações sejam feitas apenas com um toque.
Além disso, o foco de ambientes inteligentes também está na acessibilidade, para tornar espaços mais práticos e aconchegantes para deficientes físicos e idosos, por exemplo.
Sustentabilidade
No Smart Design, a produção toda é feita pensando em um consumo consciente, preocupando-se com o meio ambiente, afinal, todo nosso bem-estar depende dos cuidados com os recursos naturais.
Deste modo, ambientes inteligentes são montados pensando em um gerenciamento eficiente de energia e água, por exemplo, além de contar com móveis que extraíam o menos possível de materiais da natureza.
Exemplos de materiais smarts em móveis
Alguns exemplos de materiais inteligentes em móveis são: madeira sintética Bendywood, vidros fotocromáticos e espumas com memória.
Abaixo, conheça mais sobre cada um deles.
Carpetes e pisos vinílicos em placas
Esse tipo de carpete e piso são de fácil aplicação, tem um leque de cores disponíveis e dão um ar mais aconchegante e ao mesmo tempo sofisticado ao ambiente.
Além do mais, os pisos vinílicos são laváveis, térmicos, acústicos, seguros e podem reproduzir concreto, mármore, polido e até tecidos.
Madeira sintética Bendywood
Esse é um tipo de madeira plástica, geralmente produzida por reciclagem, feita por fibras, aditivos de alta performance e polímeros selecionados.
Ou seja, ela oferece diversos benefícios ao meio ambiente, preservando florestas e matas de podas, sendo muito mais consciente do que a madeira tradicional para produção de móveis.
Vidros fotocromáticos
Os vidros fotocromáticos são aqueles que adequam a sua intensidade a determinadas luzes, como a ultravioleta, geralmente a diminuindo e escurecendo e voltando a ficar claro quando esse tipo de luz se ausenta.
Eles são muito usados na produção de janelas e óculos de sol, diminuindo as luzes ultravioletas em questão de minutos, sendo produzido por vidro, plástico ou policarbonato.
Espumas com memória
A espuma com memória é projetada para se moldar ao corpo de quem entra em contato com ela, respondendo a pressão do peso do indivíduo.
Assim, lentamente, ela distribui uniformemente o nosso peso corporal em almofadas ou cadeiras que contenham esse tipo de espuma.
Ela também tem o poder de ser resiliente e voltar a sua forma original assim que o peso do corpo sair de cima dela.
O resultado é um produto que se adapta a cada corpo, contornando as curvas de cada um e aconchegando a pessoa de acordo com o seu peso, além de amortecer assim que entramos em contato com ela.
Por que investir em móveis de Smart Design?
Investir em móveis de Smart Design permite que você repense e reinvente ambientes pensando sempre na praticidade e bem-estar dos que o habitam.
Isso porque nesse modelo de design, os produtos, desde materiais de construção até móveis de decoração, são escolhidos pensando além da estética, mas com foco em serem úteis.
O resultado é uma experiência única e personalizada para o seu espaço, melhorando não só a qualidade de vida dos que farão uso dele, mas também a produtividade do trabalho.
Como a Demex Ambientes trabalha com o Smart Design?
Nós, da Demex Ambientes, trabalhamos com o Smart Design oferecendo a você produtos que são alinhados com esse conceito.
Ou seja, são materiais e móveis eficientes, sustentáveis, práticos, aconchegantes, funcionais e, principalmente, focados em acessibilidade.
Nosso foco é aprimorar o seu ambiente com o trabalho de uma equipe de designers, engenheiros e fornecedores que criam projetos sempre com a filosofia do Smart Design.
Conclusão
Como você viu, o Smart Design une a estética à soluções funcionais e geralmente personalizadas com o que você e o seu espaço precisam.
Isso tudo sem abrir mão da modernidade e da parte visual que agrada os nossos olhos assim que entramos em um local.
E para que um lugar seja smart, ele deve pensar principalmente na praticidade e bem-estar daqueles que irão habitá-lo, desde os produtos e materiais de construção até os móveis de decoração.