Biombo ou divisória: que tal inovar na decoração?

Biombo ou divisória: que tal inovar na decoração?

O biombo ou a divisória podem contribuir para a decoração, mas também levam praticidade para os ambientes.

Principalmente, para os escritórios, lugares que costumam utilizar esses elementos para ter um aproveitamento mais organizado do espaço.

Dito isso, a pergunta que sempre aparece é: escolher a divisória ou o biombo?

Para responder essa pergunta, é importante conhecer bem a fundo os dois modelos e entender qual melhor encaixa com o que você procura.

Ou seja, as características de cada um e o que diferencia os dois.

Mas é possível adiantar que são várias opções dentro de cada elemento e um deles pode trazer mais benefícios para o escritório, bem como para todos os ambientes.

Quer fazer uma boa escolha?

Então fique com a gente até o final e aproveite a leitura!

O que são as divisórias de escritório e os biombos de ambientes?

As divisórias de escritório e os biombos de ambientes funcionam como ferramentas para otimizar os espaços e também incrementar a decoração.

Se o desejo é saber qual escolher entre biombo ou divisória, o primeiro passo é entender o que significa cada um e quais as características.

Por mais que tenham semelhanças, esses elementos oferecem diferentes vantagens que podem encaixar melhor com a preferência e demanda de cada pessoa.

Portanto, é essencial conhecer cada um separadamente antes de tomar uma decisão.

Confira a seguir os detalhes das divisórias e biombos.

1. Divisórias de escritório

De forma bem direta, as divisórias de escritório têm como objetivo dividir o espaço de trabalho, assim como o nome sugere. 

Só que isso é feito de um jeito simples e prático, sem que seja necessário passar por todo um processo de obra para construir uma parede. Basicamente, é realizada uma instalação da divisória do piso ao teto.

Obra nem sempre é um procedimento barato, não é mesmo? Nesse sentido, as divisórias de escritório se destacam por serem opções mais em conta e com bom custo-benefício.

Então imagine um escritório amplo com todos os cômodos integrados. Certo dia, surge o interesse de fazer uma sala para reuniões.

Ao invés de contratar uma obra para reformar o escritório, as divisórias são excelentes alternativas para serem instaladas e criarem esse novo cômodo com isolamento acústico e privacidade.

Um ponto importante é levar em consideração os detalhes técnicos das divisórias de escritório como espessura do vidro, material usado, nível de acústica, entre outros.

2. Biombos

Os biombos são painéis interligados uns nos outros para criar uma estrutura maior que pode ser dobrada ou aumentada. 

Na maioria das vezes, ele é feito de madeira e também serve para dividir o espaço com intuito de criar diferentes áreas.

Provavelmente, você já deve ter visto um biombo em alguma cena de filme que separava o local para alguém trocar de roupa atrás dele, por exemplo.

Eles foram criados na China, mas logo foram apropriados pelo Japão Inclusive, passaram a ser típicos nas residências do país aisático.

O nome vem da palavra japonesa “byôbu”, que é traduzida como anteparo. A ideia é unir a capacidade simples de dividir com a elegância para decorar ambientes.

É possível dizer que ele também é uma divisória, mas se difere das divisórias de escritório em alguns aspectos. Um deles e talvez o principal seja a privacidade, que vamos falar a seguir.

Privacidade: biombo ou divisórias?

O grande diferencial para escolher entre biombo ou divisória é a privacidade que cada um oferece.

Por terem instalação do piso ao teto de um espaço, as divisórias de escritório oferecem mais privacidade com o isolamento acústico e até mesmo de visão, dependendo do material que for feito.

Já o biombo sai um pouco atrás nesse sentido, por ser uma estrutura simples que somente divide quase que de forma decorativa o lugar.

Logo, se for considerar a privacidade, as divisórias de escritório trazem mais vantagens.

4 exemplos de divisórias

Existem vários tipos de divisórias que podem atender às demandas corporativas. Muitas vezes, a escolha por uma depende do gosto pessoal.

Para ajudar na escolha entre biombo ou divisória, separamos 4 principais exemplos de divisórias.

1. Divisória retrátil acústica

O primeiro exemplo é a divisória retrátil acústica feita para otimizar o espaço do escritório e organizar outros cômodos com isolamento acústico.

Uma vantagem desse tipo de divisória é que essas são flexíveis e podem ser movidas para mudar o design do escritório quando quiser.

2. Divisória fixa de vidro

A divisória fixa de vidro é outro exemplo que procura dividir o escritório sem exatamente separar. Como assim?

A divisória consegue separar acusticamente e criar privacidade, mas a transparência do vidro garante uma integração visual do ambiente.

Além disso, são bem versáteis e possuem alta durabilidade.

3. Divisória fixa meia aquário

Mais um exemplo é a divisória fixa meio aquário, ideal para criar salas de reuniões com isolamento acústico.

São uma boa opção para manter a integração visual parcial com apenas parte da divisória feita de vidro. Assim, traz um equilíbrio com a privacidade.

4. Divisória fixa hospitalar

A divisória fixa hospitalar é um exemplo para criar cômodos com total privacidade, sem transparência e com divisão completa.

O objetivo dela é realmente criar salas e espaços privativos, além de trazer um tom de formalidade para o escritório.

Biombo: decoração versátil para todos os espaços

Por ser apenas painéis interligados, uma característica do biombo é a versatilidade, já que consegue ser movido com facilidade.

É possível encontrar biombos feitos com diferentes tipos de materiais e ainda estilizados para combinar esteticamente com o ambiente.

A ideia dele é separar ambientes de forma disfarçada ou apenas como decoração.

Adaptabilidade para o escritório: qual escolher?

Mas, afinal, qual escolher? Biombo ou divisória?

No geral, vai depender do que cada pessoa procura. Por exemplo, o biombo é utilizado mais para decoração e divisões simples.

Contudo, as divisórias também oferecem elegância para o ambiente e as divisões dos espaços podem ser feitas de maneira mais eficiente.

Com as divisórias, é possível otimizar o ambiente, criar privacidade, garantir isolamento acústico e trazer modernidade para o escritório.

Conclusão

Escolher entre biombo ou divisória depende das necessidades e gosto pessoal de cada um.

Entretanto, as divisórias podem oferecer as mesmas características do biombo e ainda acrescentar mais algumas.

De qualquer forma, é importante conhecer esses elementos para saber melhor as diferenças entre si.

Gostou desse conteúdo? Aproveite para ler também sobre dicas e exemplos de reforma no escritório.

313174400